Use o formulário e entre em contato para mais informações sobre Botox.

captcha

Toxina Botulínica

Conhecida nos tratamentos estéticos por suavizar marcas de expressão.

A toxina botulínica (mais conhecida pela marca BOTOX) depois de ganhar fama nas clinicas dermatológicas, chega à odontologia. O BOTOX é mais conhecido nos tratamentos estéticos por suavizar marcas de expressão, mas apresenta um potencial emprego na área de atuação do cirurgião-dentista como nos casos de bruxismo, disfunções têmporo-mandibulares, sialorréia, assimetrias do sorriso, exposição gengival acentuada, entre outros.

A toxina botulínica começa atuar 4 dias após a aplicação e a duração do efeito do tratamento pode variar conforme resposta de cada paciente, mas geralmente dura em média 6 meses. O intervalo mínimo é de 90 dias entre aplicações. Isso porque o organismo reconhece a substância como um corpo estranho e cria anticorpos contra ela. Se o prazo for desrespeitado, há risco de o tratamento com o BOTOX (toxina botulínica) não surtir o efeito esperado. A vantagem desse recurso terapêutico é apresentar um resultado eficaz e rápido, sem quase nenhuma contra-indicação.

Por possuir conhecimento sobre as estruturas de cabeça e pescoço o cirurgião-dentista pode tratar certas afecções da face e cavidade oral de forma conservadora e segura com aplicações da toxina botulínica, porém somente profissionais habilitados e bem treinados podem realizar tais procedimentos.

Muitos pacientes procuram o consultório com dores de cabeça e dores na região de mandíbula e ouvido. O diagnóstico muitas vezes pode ser de DTM (disfunção têmporo mandibular), tais como o bruxismo ou apertamento. Ao aplicar a toxina botulínica no masseter (um dos músculos da face), a tensão diminui. Assim, o tecido não tem força suficiente para promover o atrito capaz de causar desgaste dos dentes, propiciando também alívio de dores musculares da face.

O procedimento também pode ser utilizado para correções de assimetria do sorriso e do sorriso gengival que dificultam resultados estéticos satisfatórios em caso de reabilitação oral.

Entre em contato, agende uma consulta e entenda como funciona o BOTOX