Bruxismo

O Bruxismo é uma atividade parafuncional que inclui apertar e/ou ranger os dentes. Pode acometer pessoas de todas as idades. Por ser tratar de uma situação em que há maior exigência dos músculos da mastigação, nota-se diversas consequências como desgaste dentário, lesões orofaciais, dor muscular, hipertrofia de músculos da face, dor articular, dificuldade para abrir a boca, desconforto durante a mastigação e, em alguns casos, pode levar a dores de cabeça e na região cervical. Porém, alguns pacientes não manifestam esse tipo de incômodo mas já sofrem sequelas do Bruxismo como o desgaste dental. Portanto, observar esses sintomas e consultar um dentista com frequência é de extrema importância para o diagnóstico do Bruxismo.

O que causa o Bruxismo?

O Bruxismo tem origem no sistema nervoso, não é um problema de origem bucal. Geralmente está associado à fatores psicológicos como o estresse e a ansiedade. Isso se deve aos mecanismos do sistema nervoso central que levam ao estímulo de contrair excessivamente os músculos da face. Essa sintomatologia pode ser diurna ou noturna.

Siga Nossas Redes Sociais

Qual é o tratamento?

Cuidar do lado psicológico ajuda a melhorar os sinais de estresse e, consequentemente, o bruxismo. Mas é importante salientar que não há tratamento específico ou cura para o Bruxismo. O que fazemos é tratar as sequelas para aliviar os sintomas. O uso de uma placa protetora miorrelaxante durante a noite faz com ocorra um alívio da musculatura e articulação, além de evitar o desgaste dental. É importante observar que a confecção dessa placa, assim como os seus ajustes, são bem personalizados. Após iniciar o uso da mesma é importante manter uma rotina de acompanhamento no dentista.

Uma outra forma de aliviar os sintomas é a aplicação de Toxina Botulínica nos músculos mastigatórios, já que ela vai agir inibindo a hiperatividade desses músculos, reduzindo a sua contração e impedindo a propagação dessa força excessiva. Após a aplicação notamos inicio do efeito com cerca de 15 dias. Os pacientes relatam melhora da dor muscular, mais conforto na mastigação e melhor qualidade do sono. A Toxina Botulínica tem efeito por cerca de 6 meses, após esse prazo é necessário repetir a aplicação.

Pessoas que leram este artigo, leram também: