Sensibilidade dentária

Sensibilidade dentária:

A sensibilidade nos dentes é um problema cada vez mais comum na sociedade atual, acometendo boa parte das pessoas entre 20 e 50 anos. Trata-se de uma condição que se desenvolve ao longo do tempo e é causada, geralmente, por mais de um fator que leva a uma agressão na região de esmalte dentário e gengiva. Essa agressão leva a perda de estrutura dentária e exposição da parte mais interna, a dentina, que quando exposta a estímulos externos como água gelada, reage, levando a uma dor aguda e breve.

O correto diagnóstico assim como o tratamento deve ser indicado por um dentista. Controlar a causa e alguns ajustes nos nossos hábitos pode levar a um tratamento de sucesso.

Sensibilidade dentária

Fatores mais comuns causadores da Hipersensibilidade:

1. Excesso de ácidos no meio bucal:

O contato excessivo de meios ácidos com a superfície dentaria pode levar a um processo de degradação dessa superfície. Esse ácido pode ser de origem endógena associado à bulimia e/ou refluxo gástrico. Quando é de origem exógena origina-se da nossa alimentação através do consumo elevado de frutas cítricas, refrigerantes, bebidas esportivas, energéticos e álcool.

2. Dentes mal posicionados:

Dentes que estão mal posicionados sofre um processo de distribuição de forças inadequado. Isso pode levar a uma degradação da estrutura dentária e, posteriormente, a um processo de hipersensibilidade.

3. Escovação forte:

O uso de escovas duras e/ou realizar a escovação com força, levando a um desgaste mecânico por atrito anormal da estrutura dentária.