Tratamento de canal dói?

Tratamento de canal dói?

Uma pergunta muito frequente na clínica é:

“Tratamento de canal dói?”.

Isso acaba sendo uma pergunta muito recorrente no consultório odontológico, pois muitas vezes a experiência ou relatos anteriores de alguns pacientes foram ruins no passado e isso vai se tornando um mito na cabeça das pessoas.

Segundo a Sociedade Latino Americana de Coaching, as pessoas têm medo do desconhecido porque não se sentem seguras e que são realmente capazes de lidar com situações até então desconhecidas.

Muitas vezes o tratamento endodôntico (tratamento de canal) é temido pelos pacientes porque acabam perguntando para outras pessoas como foi a experiência que eles tiveram quando o realizaram, e nem sempre o que as pessoas relatam, são experiências positivas.

Porém, os métodos utilizados nos dias de hoje, proporcionam um conforto muito maior ao paciente. Os avanços tecnológicos como instrumentos automatizados no lugar do sistema manual que era feito antigamente, raio x com imagens mais nítidas, localizador apical – permite o correto diagnóstico do dente – e os medicamentos intra canais, foram melhorando muito ao longo do tempo e fato esse que hoje pode-se realizar o tratamento de canal em apenas um sessão, isso mesmo que você leu, o tratamento de canal pode ser feito em apenas uma sessão nos dias de hoje.

Mas respondendo de forma direta à pergunta, o tratamento de canal não dói. O que de fato ocorre é que a dor da cárie, quando chega ao nervo do dente acaba gerando uma dor muito grande e isso acaba gerando muito stress e muita dor ao paciente.

Somente o tratamento de canal poderá reverter essa dor, sendo assim, o procedimento vai amenizar a dor, gerando mais qualidade de vida e bem estar.

Siga Nossas Redes Sociais

FACEBOOK
INSTAGRAM
YOUTUBE



Evidentemente que para que isso não ocorra, vale salientar a importância no diagnóstico precoce da cárie e ir frequentemente ao dentista para consultas periódicas e tratamento preventivo.
A prevenção sempre será o melhor aliado do paciente.

Podemos sentir dor após o tratamento de canal?

O tratamento endodôntico (tratamento de canal) pode sim gerar dor após ter sido realizado, porém as chances são baixas pois o tratamento consistirá em remover todo os sinais e sintomas associados a inflamação ou dor durante a consulta, mas existem alguns casos que a inflamação é muito severa e a interação medicamentosa se faz necessária para sanar a dor pós tratamento.

Tratamento de canal precisa de repouso?

É muito importante e conveniente que o paciente faça repouso de esforços físicos para que não sinta dores por conta do tratamento de canal. O repouso se faz necessário para que o organismo se recomponha da injúria causada devido a inflamação e que o medicamento possa ajudar nesse processo.

Há casos que a inflamação é tão forte que acaba se formando um abscesso purulento na região contaminada, ocasionando forte inchaço e dores. Portanto, o repouso é muito indicado principalmente nesses casos.

Pessoas que leram este artigo, leram também:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *