Clareamento Dental

Clareamento Dental

Clareamento Dental:

O Clareamento Dental é uma técnica onde utiliza-se produtos à base de peróxido de hidrogênio ou carbamida. Esse produto, quando em contato com os dentes, provoca a quebra das moléculas pigmentadas, deixando-a menores e, consequentemente, o dente mais claro. É importante lembrar que a o dente chegará a uma cor mais clara próxima a sua cor original, portanto, cada pessoa tem um resultado, variável de acordo com a cor original do seu dente.

O Clareamento Dental proporciona uma melhora na aparência e auto-estima de forma rápida e segura, quando feito sob supervisão e indicação de um dentista.

Não existem muitas barreiras que impeçam o paciente de realizar o clareamento dental mas é importante que toda a cavidade bucal esteja em um bom estado de saúde. As contraindicações normalmente são para pacientes que possuam problemas bucais como cáries e doenças periodontais e ainda pacientes gestantes. Alguns casos específicos, em que há o consumo de cigarros e de alimentos com grandes concentrações de corante, como é o caso do café e do vinho, podem acabar manchando os dentes e prejudicando o processo do clareamento, reduzindo a qualidade do resultado.

Apesar de muita gente se deixar levar por métodos encontrados na internet sem orientação profissional alguma, é preciso ter muito cuidado. A utilização de produtos como bicarbonato de sódio ou água oxigenada, além de não serem nada eficientes, podem trazer sérios danos aos dentes e à gengiva.

Siga Nossas Redes Sociais

FACEBOOK
INSTAGRAM
YOUTUBE

Técnicas de clareamento

O tipo de clareamento deve ser indicado pelo profissional, após avaliar a situação bucal, hábitos e rotina do paciente, além da sua expectativa em relação ao procedimento.

Clareamento supervisionado

É feito através do uso de moldeira em silicone e gel clareador. A moldeira é um dispositivo de silicone feito sob medida, de forma que se adapta à arcada dentária do paciente. Nela, se aplica o gel clareador que vai entrar em contato com os dentes por um período determinado pelo profissional. Normalmente, o tratamento costuma durar cerca de três semanas.

Clareamento Realizado no Consultório

Há também a opção de realizar o procedimento no próprio consultório com um especialista. Nesse caso, o profissional aplica um gel clareador na superfície dentária, sendo necessárias pelo menos três sessões para que o clareamento seja feito. Alguns profissionais associam essa técnica ao uso de laser para potencializar o processo, mas trata-se de uma técnica polêmica hoje em dia pois a literatura atual mostra que o laser não influencia no resultado final e pode causar aumento da sensibilidade dentária durante o processo de clareamento.

Técnica Associada

É possível ainda fazer uma combinação entre o clareamento supervisionado e o realizado em consultório. Essa combinação normalmente é indicada em casos onde o paciente procura mais rapidez no processo, ou quando a cor inicial é mais escura do que a média.

Pessoas que leram este artigo, leram também:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *