Gengivite

Gengivite

Sangramento Gengival:

A Gengivite é uma inflamação de gengiva causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes, quando não são adequadamente removidas através da higiene bucal.

A placa bacteriana é composta por bactérias e essa inflamação pode levar a dor local, mau hálito, vermelhidão, inchaço e sangramento da gengiva.

É importante, ao notar os primeiros sintomas, procurar um dentista para o correto diagnóstico e tratamento pois se não for tratada pode evoluir para um caso mais grave, a Periodontite. Essa inflamação evolui para a estrutura óssea que suporta os dentes, podendo levar a mobilidade e perda dentária.

Para evitar que esse quadro se instale é preciso manter um rotina de higiene bucal satisfatória, escovando os dentes após as principais refeições e usando diariamente o fio dental. A remoção mecânica da placa bacteriana mantém uma boa higiene bucal.

O uso de antissépticos não é capaz de controlar essa remoção ou evitar a formação da placa. Além disso, fazer profilaxia (limpeza) a cada 6 meses no dentista é muito importante para remover a placa ou tártaro em áreas mais difíceis de serem limpas no dia a dia.

Tratamento da Gengivite:



Assim que notar os sintomas, procure imediatamente um profissional para que ele possa analisar o estágio da inflamação e propor um correto tratamento. De um modo geral o tratamento inclui raspagem subgengival para remoção de tártaro, orientação e adequação de higiene. Evite se automedicar ou fazer uso de produtos que prometem melhorias. A remoção mecânica da placa através da raspagem e higiene adequada irão levar a melhoria do quadro.


Siga Nossas Redes Sociais

FACEBOOK
INSTAGRAM
YOUTUBE


Pessoas que leram este artigo, leram também:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *